A produção histórica de sujeitos que reproduzem a ordem que os domina, inclusive nos planos cognitivo, simbólico e educacional
A produção histórica de sujeitos que reproduzem a ordem que os domina, inclusive nos planos cognitivo, simbólico e educacional Por CristianoTorres1977

A produção histórica de sujeitos que reproduzem a ordem que os domina, inclusive nos planos cognitivo, simbólico e educacional
Por CristianoTorres1977
14.01.2026
A leitura crítica não é neutra, nem se reduz a uma opinião de ocasião. Ela nasce para desestabilizar certezas, para perceber que muito do que acreditamos individualmente é efeito de uma trama histórica que molda subjetividades e perpetua a ordem dominante.
Ler criticamente é desconstruir o automático antes de ser dominado por ele, compreendendo que nossa visão de mundo é constantemente influenciada por contextos sociais e históricos que escapam ao olhar imediato.
Pensar exige liberdade, mas não apenas formal: exige questionamento constante, reflexão sobre práticas diárias e confronto com aquilo que nos foi ensinado como “normal”.
Quando estamos em diálogos nas redes sociais ou em discussões face-to-face, transformar análise em slogans, memes ou gifs ou recorrer à ironia e ao sarcasmo é um mecanismo de ridicularização que substitui o pensamento crítico por futilidade.
A pessoa deixa de formular ideias, de analisar e de dialogar com profundidade, passando a humilhar ou diminuir o outro, reproduzindo a limitação da colonização cognitiva de forma explícita.
Existe uma pedagogia silenciosa que molda sujeitos. Ela não impõe violência visível, mas condiciona comportamentos, crenças e valores. Ensina o que repetir, o que ignorar e o que naturalizar.
Além disso, essa pedagogia se manifesta em práticas de avaliação, no currículo e na disciplina, moldando o comportamento antes da reflexão. Sua ação é tão discreta quanto poderosa, criando sujeitos adaptados, mas não críticos, condicionados a aceitar normas sem questionamento.
Na educação, essa lógica se refina: forma indivíduos funcionais, não pensantes. A rotina escolar, muitas vezes, prepara repetidores, não intérpretes da realidade social.
Isso ocorre mesmo entre docentes titulados. Portanto, a prática educativa carrega efeito político, ainda que não declarado. Quando alguém afirma que futebol, política ou religião não se discute, revela adesão à ordem que domina e não neutralidade. Essa neutralidade aparente é máscara de subordinação e incapacidade de diálogo crítico.
A colonização eficiente não precisa de exércitos. Ela ocupa linguagens, categorias e formas de validar conhecimento, viciando o olhar e limitando a capacidade de imaginar alternativas, mantendo o sujeito prisioneiro do senso comum.
Mesmo entre acadêmicos, títulos e diplomas não garantem pensamento autônomo, podendo apenas legitimar padrões de submissão quando o conhecimento não é questionado, mas apenas reproduzido. O problema não é conhecer autores, é substituir reflexão por acúmulo de nomes.
O pensamento crítico exige risco: risco de errar, de desagradar e de romper com certezas pré-estabelecidas. Sem isso, sobra conformismo.
Educar não é transmitir segurança mecânica, educar é provocar inquietação produtiva. Cada aula, cada leitura e cada discussão são oportunidades de abrir fissuras no que parecia sólido demais para ser questionado.
Transformar análise em moralismo ou humilhação reduz a educação a instrumento de poder, quando seu papel é desorganizar certezas e estimular a autonomia.
Ignorar a história e a crítica social produz amnésia estrutural. Sujeitos sem memória confundem adaptação com inteligência e repetição com liberdade.
A docência é escolha diária: reforçar estruturas ou abrir espaços para novas possibilidades. A neutralidade técnica é ilusão, cada ação carrega efeito político e ético. O pensamento crítico se constrói no atrito entre experiência, linguagem e realidade. Sem esse atrito, resta apenas forma vazia.
Escrever de forma viva não dá respostas prontas. Obriga a pensar, move perguntas, desloca perspectivas e desafia limites. Educar é aceitar que formar sujeitos autônomos sempre será incômodo.
A ordem dominante resiste, e a liberdade intelectual provoca. Cada docente comprometido com emancipação intelectual é agente de transformação social, capaz de formar cidadãos críticos, conscientes e autônomos.
Cada escolha pedagógica, cada texto lido e cada debate proposto é oportunidade de descolonizar mentes e criar pensamento próprio, inclusive em contextos familiares, midiáticos e profissionais. A emancipação intelectual exige disciplina, leitura, reflexão e coragem.
Sem compromisso, reproduzimos o que deveria ser questionado. O desafio contemporâneo é enorme. Educar é política, história, ética, crítica e prática interligadas, não técnica isolada. Só assim surgem sujeitos capazes de resistir à colonização e limitação cognitivas e simbólicas.
A educação crítica é prática de liberdade. Conhecimento que não liberta adestra; educação que não questiona doméstica. Só uma pedagogia que integra análise histórica, crítica social e ética forma sujeitos capazes de compreender a própria subjugação e resistir à reprodução da ordem que os domina.
Cristiano Torres é professor especialista, pesquisador CAPES, mestrando em Letras e analista crítico das desigualdades sociais.

Comentários dos leitores
Carregando comentários…