A Subserviência Mata

​Monolithic Raw State

A Subserviência Mata

​Monolithic Raw State

​Por CristianoTorres1977

20.02.2026

Pobreza não é desculpa. Subserviência não é inocência. Quem se curva, quem aceita, quem finge ignorância entrega seu destino. Quem não percebe o próprio opressor é conduzido pelo Sistema, por rédeas invisíveis que matam a percepção e a autonomia.

Não romantizo pobreza. Não romantizo precariedade. Não romantizo preto de direita, negro subserviente, pobre que não enxerga o próprio opressor. Não romantizo aqueles que, em vez de adquirir consciência, se deixam guiar pelas rédeas do Sistema.

Eu não aliso, não suavizo, não engano. A pobreza material é um dado. A pobreza subjetiva é um crime. A pobreza do conhecimento, da consciência, da percepção de mundo, essa sim mata. Mata lentamente. Mata a possibilidade. Mata a dignidade. Mata a identidade.

​A ignorância não é destino. O analfabetismo funcional não é benignidade. É um crime contra a própria possibilidade de liberdade. A subserviência não é inocência. Quem aceita, quem se cala, quem finge ignorância está se rendendo ao opressor. Está perpetuando a dominação. Está vendendo sua própria existência.

​O mundo não é gentil. Estruturas se alimentam de medo, ignorância e obediência cega. Igreja, política, agronegócio, Estado, sistema educacional – todos alinhados para manter corpos e mentes subjugados. Racismo, colonialismo, higienismo, exploração econômica e moralidade escravista coexistem, consolidando o poder concentrado.

Religião mata a consciência todos os dias e transforma o ser em cavalo com rédea. Controla gestos, palavras e pensamentos, define quem é digno e quem é indigno, reforça a subserviência e limita a percepção de mundo. A fé transformada em controle é ferramenta de dominação que aprisiona mentes e corpos.

Carolina Maria de Jesus foi uma escritora e diarista brasileira negra. Sua obra mais conhecida é Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicada em 1960 pela editora Francisco Alves, a partir dos diários que ela escreveu entre 1955 e 1959, enquanto vivia com seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo, com dificuldades econômicas e sociais. O livro foi organizado e publicado após o jornalista Audálio Dantas conhecer os cadernos da autora e colaborar com a edição.

Carolina Maria de Jesus nasceu pobre, semi-analfabeta, catadora de papelão. Desde a infância, viveu abandono, fome e negligência estrutural. Migrou para São Paulo e viveu em bairro marginalizado da cidade, onde violência e exploração eram rotineiras. A miséria não a definiu; cada obstáculo tornou-se registro e análise. Mãe solo, sustentou seus filhos enquanto escrevia à mão diários que denunciavam desigualdade. Cada palavra era arma. Cada página, resistência. Sua literatura transformou dor em conhecimento, invisibilidade em voz.

Sua vida demonstra que liberdade não se pede, se conquista com percepção e coragem, enfrentando um Sistema que quer calar corpos e consciências.

A trajetória de Carolina é aprendizado de estratégia e persistência, provando que pobreza material não determina subserviência, mas consciência e resistência sim. Ela não usou a fome como muleta para a ignorância; usou o papel para estraçalhar a redoma de vidro que o sistema branco construiu ao redor da favela.

A trajetória de Carolina Maria de Jesus se desenrola no final do século XX (1914–1977), período marcado por políticas de branqueamento e marginalização dos negros, atravessando momentos como o Estado Novo, regimes populistas e o regime militar (Alós, 2024).

Nascida em Minas Gerais, migrou para São Paulo e viveu em cortiços e na favela do Canindé, espaço frequentemente classificado como “zona perigosa” pelo Estado, sem água, luz ou saneamento básico, conforme registrado por Mitsuuchi (2018).

Sua escrita prova que o sistema educacional e a religião falharam em domesticá-la, pois ela via o opressor mesmo quando ele vestia o manto da caridade.

O silêncio é o caixão de quem aceita a miséria como destino.

Elza Soares, mulher negra, cresceu em favela marcada por abandono e violência. Desde menina, enfrentou abuso, rejeição e exploração. A música foi sua arma, sua voz resistência viva contra o Sistema Branco, a indústria cultural e as instituições que impõem rédeas. Cada golpe tornou-se força.

Violência, silenciamento e pobreza não foram barreiras; foram catalisadores de luta. Elza redefiniu dignidade, poder e liberdade em um mundo que tentava aprisioná-la.

Sua trajetória da infância às conquistas internacionais demonstra que arte e coragem transformam dor em revolução sem jamais negociar corpo ou voz. Elza não cantou para entreter o sistema; cantou para cuspir na cara de uma moralidade escravista que queria seu corpo no chão e sua voz no armário.

Elza Soares (1930–2022)

Elza Soares nasceu em 23 de junho de 1930, no Rio de Janeiro, em uma família humilde com 10 irmãos, vivendo na favela da Moça Bonita (atual Vila Vintém) e depois em cortiços no bairro da Água Santa, convivendo com precariedade e abandono estrutural, mas com liberdade para brincar nas ruas (Estadão, 2018). Desde menina, enfrentou racismo e machismo, que limitavam oportunidades e perpetuavam abusos e exploração (Teixeira, 2020).

Aos 12 anos, foi obrigada a casar com Lourdes Antônio Soares, após abuso familiar, para “limpar sua honra”; aos 13 anos tornou-se mãe e enfrentou violência doméstica e sexual, além da morte de um filho por fome (Viana; Tomaz de Souza, 2022). Aos 21 anos, viúva, iniciou sua trajetória artística em concursos de calouros, vencendo o programa “Calouros em Desfile” em 1953 (César; Ferreira; Queiroz, 2020).

Outra união que marcou sua vida foi com Mané Garrincha. Por perseguição da imprensa e ataques públicos, mudaram-se do Rio de Janeiro para São Paulo, mas continuaram sofrendo hostilidades, como impedimentos de shows, incluindo o impedimento de apresentar-se na Mangueira (Estadão, 2018). Com Garrincha, Elza teve o filho Manuel Francisco dos Santos Júnior; após 16 anos, separou-se devido a alcoolismo e agressões do parceiro (Viana; Tomaz de Souza, 2022).

A música a acompanhava desde a infância, sendo seu sonho maior. Participou de testes de orquestra, programas de auditório e concursos, mesmo enfrentando clubes que não admitiam cantoras negras (Teixeira, 2020).

A indústria fonográfica branca tentou moldá-la a padrões estéticos, mas Elza resistiu, criando um estilo único que misturava samba, jazz e blues, transformando sua arte em forma de luta e afirmação pessoal.

Em 1960, passou a trabalhar exclusivamente com música, realizando turnês nacionais e internacionais, e representando o Brasil na Copa do Mundo de 1962, no Chile (César; Ferreira; Queiroz, 2020).

Durante a ditadura militar (1964–1985), sua casa foi metralhada, e ela e Garrincha foram forçados a exilar-se na Itália, como relatou em entrevista ao Programa do Porchat (Porchat, 2018), defendendo mulheres, negros e LGBTQIA+ (Estadão, 2018).

Em 1999, participou do projeto “Desde que o samba é samba”, em Londres, recebendo convite da BBC para integrar a série “Millennium”, que relatava 100 anos de música mundial (Teixeira, 2020). Passou 20 anos nos Estados Unidos antes de retornar ao Brasil com shows icônicos, incluindo o álbum “A Mulher do Fim do Mundo”. Seu último disco foi “Elza Soares & João de Aquino”, gravado nos anos 1990 e lançado em dezembro de 2021 (Viana; Tomaz de Souza, 2022).

O legado de Elza Soares permanece vivo, com destaque em estudos de música popular brasileira, exibições culturais e homenagens, como o desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel (2020) com o enredo “Elza Deusa Soares”, eternizando sua imagem de artista revolucionária, resistente e inventiva (César; Ferreira; Queiroz, 2020). Ela arrancou as rédeas da indústria cultural e da religião castradora, provando que a pobreza material não impediu a ascensão de uma subjetividade soberana.

A voz que não se curva estraçalha o chicote do senhor.

Abdias do Nascimento (1914–2011)

Abdias do Nascimento, negro, cresceu sob racismo explícito e exclusão social. Testemunhou violência policial, desigualdade e marginalização econômica e cultural. Transformou indignação em ação: fundou movimentos, denunciou injustiças e criou espaços de resistência negra.

Cada iniciativa foi registro e ferramenta de luta. Compreendeu a dominação estrutural, estudou história e cultura, construiu consciência étnico‑racial e social, provando que liberdade se conquista com percepção, coragem e ação estratégica.

Do ativismo comunitário à política institucional, articulou redes que questionam o sistema e revelam o poder coletivo frente ao racismo estrutural e às práticas historicamente associadas ao branqueamento social no Brasil, discutidas por pesquisadores do tema (Agência Ciência & Cultura, 2024; Revista Abralin, 2023).

Abdias foi a antítese do negro subserviente; ele não pediu licença ao sistema eurocêntrico, ele construiu o próprio palco para denunciar a farsa da democracia racial.

Abdias do Nascimento nasceu em 1914, em Franca, no estado de São Paulo, em contexto social marcado por desigualdades raciais no Brasil (Arquivo Nacional, 2023).

Cresceu em Franca/SP e, ainda jovem, migrou para São Paulo e depois para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua atuação em movimentos culturais e antirracistas (BN Digital, 2021). Em 1944, fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN), espaço de resistência que buscava valorizar a cultura negra e combater o racismo por meio da arte, da educação e da mobilização social (BN Digital, 2021).

No período da ditadura militar brasileira, Abdias enfrentou perseguição política devido à sua militância antirracista. Em 1968, diante dessa repressão, passou a viver no exílio por cerca de 13 anos.

Durante esse período, atuou principalmente nos Estados Unidos da América, onde lecionou e participou de redes de ativistas negros e debates sobre direitos civis, e também na Nigéria, participando de atividades educacionais e culturais ligadas às culturas africanas e à diáspora negra (Arquivo Nacional, 2023; Revista Galileu, 2020).

Após o exílio, retornou ao Brasil e continuou sua trajetória de luta, ajudando a fundar o Movimento Negro Unificado (MNU). Ingressou na vida política institucional, sendo eleito deputado federal e depois senador da República, onde continuou a articular propostas em defesa dos direitos da população negra e contra práticas discriminatórias (Senado Notícias, 2015; BN Digital, 2021).

Seu impacto político está ligado à formulação e ao apoio de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial, que influenciaram debates e a posterior implementação de ações afirmativas no Brasil. Seu legado é preservado pela Fundação Abdias do Nascimento, que promove estudos, ações e políticas em defesa dos direitos dos negros e no enfrentamento do racismo estrutural (Senado Notícias, 2015).

Ele denunciou o Estado e instituições como cúmplices de práticas discriminatórias que mantêm desigualdades raciais profundas, expondo que a negação dessas desigualdades e a pobreza de consciência são mecanismos que preservam privilégios e aprofundam o racismo estrutural.

Consciência estratégica é a única saída para quem nasceu no alvo.

Conceição Evaristo

Conceição Evaristo, negra, nasceu na pobreza, enfrentou machismo, racismo e exclusão. Infância marcada por educação precária e marginalização social. Cada dificuldade tornou‑se combustível para escrita e resistência. Sua literatura denuncia desigualdade e documenta experiências femininas negras.

Cada verso é ação, cada narrativa é resistência. Conceição prova que consciência crítica não se compra nem se pede; constrói‑se com dor, percepção e estratégia. Transformou invisibilidade em voz e resistência em legado duradouro.

Sua escrevivência é o soco na cara da literatura branca, provando que a subjetividade negra não se ajoelha diante da academia nem da religião opressora.

Conceição Evaristo nasceu em 1946, em Belo Horizonte, e sua obra literária reflete experiências de discriminação racial, de gênero e de classe, marcando sua posição crítica na literatura contemporânea brasileira (Brasil Escola, 2026; OAB Nacional, 2021).

Cresceu na região da favela do Pindura Saia, área da antiga comunidade popular em Belo Horizonte que inspirou passagens de seu romance Becos da Memória, que documenta a realidade social da época (Letras UFMG, 2018; ALMG, 2019) 

A educação precária e as limitações impostas por cor e gênero foram parte do contexto estrutural que moldou sua trajetória, levando‑a a buscar formação acadêmica em Letras, mestrado em Literatura Brasileira pela PUC‑Rio e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.

Sua escrita registra experiências de opressão e luta, sendo um importante veículo de resistência literária por meio do conceito de “escrevivência” — um termo que funde escrita e vivência para expressar narrativas de mulheres negras e seus contextos sociais.

Sua literatura ganhou destaque com obras como Ponciá Vicêncio (2003), Becos da Memória (2006), Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2011) e Olhos d’água (2014), sendo esta última vencedora do Prêmio Jabuti em 2015.

A crítica e o público reconheceram a importância de sua escrita para a compreensão da sociedade brasileira contemporânea, especialmente na reflexão sobre raça, gênero e identidade.

Conceição Evaristo teve grande repercussão nacional em 2018 quando formalizou sua candidatura à Academia Brasileira de Letras (ABL), entregando carta de apresentação para a cadeira número 7, apoiada por petições online e mobilização popular por maior representatividade racial e de gênero na instituição. Apesar da forte campanha, recebeu apenas um voto na eleição, que consagrou o cineasta Cacá Diegues para a vaga.

Em 2024, Conceição Evaristo foi eleita imortal na Academia Mineira de Letras, ocupando a cadeira número 40, o que representa um marco institucional em sua trajetória literária e simboliza expansão do reconhecimento de talentos negros na academia literária.

Conceição Evaristo permanece como um dos nomes mais influentes da literatura contemporânea brasileira, com obras consagradas e reflexões profundas sobre desigualdade, corpo, memória e ancestralidade negra que são estudadas em escolas e universidades e consideradas referência para a literatura afro‑brasileira.

Ela provou que a pobreza subjetiva é uma escolha de quem aceita o silêncio, enquanto sua memória ancestral serviu de escudo contra a domesticação do Estado.

A escrita que não sangra o sistema é apenas tinta desperdiçada.

Djamila Ribeiro

Djamila Ribeiro, feminista negra, cresceu em Santos, enfrentando preconceito, pobreza e desvalorização social. Transformou estudo em prática política, denunciando estruturas coloniais, racistas e machistas.

Demonstrou que pobreza intelectual e material não define condição, apenas oferece oportunidade de resistência consciente. Suas ideias impactam políticas públicas, cultura e sociedade, ampliando a percepção de mundo e fomentando ação crítica. Cada conquista de Djamila é resistência ativa e instrução estratégica.

Djamila não aceita o lugar de fala que o sistema branco tenta limitar; ela ocupa o espaço e disseca as rédeas invisíveis que a religião e a política usam para controlar mentes pretas.

Djamila Ribeiro nasceu em Santos em 1980, durante a redemocratização brasileira, época em que movimentos de luta por direitos raciais e de gênero ganhavam força, e é reconhecida como uma das principais filósofas e ativistas feministas negras do Brasil contemporâneo (Fundação Cultural Palmares, 2025).

Cresceu em família de classe trabalhadora, com influência política desde a infância pelo pai, que era estivador e militante negro na Baixada Santista, o que estreitou seu contato com debates sobre justiça social desde cedo (eBiografia, 2025; Correio Braziliense, 2020).

Estudou Filosofia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e se dedicou a pesquisar racismo, machismo e colonialidade, o que se reflete em obras como Lugar de Fala (2017) e Pequeno Manual Antirracista (2019), publicadas em São Paulo, que discutem diretamente espaços de fala, poder e subjetividade negra em contextos sociais e políticos (d’PId, 2025).

Enfrentou ataques de grupos conservadores e tentativas de silenciamento, utilizando redes sociais e espaços acadêmicos para difundir suas ideias e defender igualdade racial e de gênero em debates públicos e na mídia (Fundação Cultural Palmares, 2025).

Seu impacto político e cultural transcende o Brasil: em 2019, Djamila foi selecionada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo e recebeu o Prince Claus Award, concedido pelo Reino dos Países Baixos por seu trabalho em direitos humanos, igualdade e cultura (Fundação Cultural Palmares, 2025; YouTube, “Roda Viva”, 2020).

Seu legado se mantém na formação de novas gerações de ativistas e na discussão de suas ideias em cursos de educação, direitos humanos e filosofia contemporânea (Fundação Cultural Palmares, 2025).

Sua trajetória demonstra que a consciência de classe e raça é a única vacina contra a subserviência que a moralidade cristã tenta injetar na base da pirâmide.

Quem não entende a estrutura é esmagado por ela enquanto agradece.

Benedita da Silva

Benedita da Silva, política negra, nasceu na pobreza, enfrentou racismo, misoginia e exclusão social. Sua trajetória é de resistência constante, transformando consciência em ação política e transformando realidades mesmo contra forças que tentam silenciar marginalizados.

Cada decisão estratégica combate dominação estrutural e marginalização. Posicionamento não se compra nem se pede; conquista‑se com percepção, coragem e coerência. Benedita não se deixou guiar pelas rédeas da política tradicional; ela infiltrou‑se no sistema para expor que o agronegócio e a elite branca são os arquitetos da miséria que ela sempre combateu.

Benedita da Silva nasceu em 26 de abril de 1942 em Rio de Janeiro (RJ), em contexto social marcado por desigualdades raciais e econômicas que limitavam o acesso de negros e pobres à política e cidadania (Arquivo Nacional, 2023; Fundação Cultural Palmares, 2015). Cresceu com sua família em áreas populares da cidade, tendo passado parte da infância e juventude na favela do Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro, contexto onde se engajou com organizações comunitárias e de mulheres diante da precariedade social e violência policial contra moradores (ABEJOR, 2025; Brasil de Fato, 2025).

Iniciou sua trajetória política no movimento comunitário do Chapéu Mangueira e, em 1982, foi eleita vereadora do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sendo uma das primeiras mulheres negras eleitas para cargos institucionais no município (Portal da Câmara dos Deputados, 2023).

Em 1986, foi eleita deputada federal constituinte, integrando comissões que atuaram na elaboração da Constituição de 1988 e na defesa dos direitos das mulheres, dos negros e de categorias historicamente marginalizadas (Portal da Câmara dos Deputados, 2023).

Posteriormente, foi reeleita deputada federal, e em 1994 foi eleita senadora, tornando‑se a primeira mulher negra a ocupar esse cargo no Brasil, consolidando sua atuação em defesa de políticas raciais, de gênero e sociais (Pan América Development Bank, 2026; Portal da Câmara dos Deputados, 2023).

Em 1998, foi eleita vice‑governadora do estado do Rio de Janeiro (Portal da Câmara dos Deputados, 2023). Ao longo de sua carreira, liderou e apoiou projetos que incentivam a inclusão de categorias discriminadas, como iniciativas de reconhecimento de líderes negros e medidas de proteção social e contra discriminação racial (Beneditadasilvaoficial.com.br, 2025).

Durante sua trajetória, enfrentou ataques políticos e resistência institucional, mas permaneceu uma voz ativa na defesa de políticas de inclusão social e igualdade racial, direitos das mulheres e políticas públicas voltadas às populações vulneráveis (Brasil de Fato, 2025).

Em reconhecimento à sua luta, em 2024 recebeu título de doutora honoris causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em homenagem à trajetória de resistência e de defesa dos direitos humanos (UFRJ, 2024).

Ela é a prova viva de que a autonomia não negocia com o opressor, revelando a farsa de um Estado que se diz democrático mas mantém a senzala sob nova gerência.

Poder sem consciência é apenas uma coleira mais brilhante.

O impacto da opressão é cotidiano. Está na escola, na universidade, no emprego, na política, na religião, na cultura. Gestos e discursos naturalizam desigualdade. Leis reforçam privilégios. A subserviência voluntária mata a dignidade, a possibilidade e a percepção de mundo. Quem não enxerga o Sistema é domesticado; quem não percebe é conduzido sem saber.

​A escrita é rigorosa. Não é entretenimento. Não é romance nem poesia. É monolítica, dura, direta, estratégica. Ela estraçalha ilusões, dilui ignorância, amplia a percepção. Quem lê entende. Quem não lê aprende com o mundo.

O conhecimento é arma. Cada um escolhe: sobreviver, resistir ou perecer na ignorância. Pobreza não é desculpa. Ignorância não é destino. Subserviência não!

Cristiano Torres é professor especialista, pesquisador CAPES, mestrando em Letras e analista crítico das desigualdades sociais.

Comentários dos leitores

Carregando comentários…